Descrição
Neste curso serão abordados os principais recursos dos escritores bem-sucedidos para que você tenha as ferramentas e os conhecimentos necessários para escrever a sua primeira obra, seja ela uma biografia, um conto, um romance, um ensaio, memórias ou qualquer gênero que escolher.
A quem se destina este curso:
- Pessoas com o sem prática de escrita, de 12 anos em diante, e que tenham interesse em aprimorar suas habilidades de escrever com qualidade literária.
Área de conhecimento
Humanas – Literatura e língua portuguesa – Escrita
Qualificação necessária
Saber ler e escrever e ter o desejo de desenvolver sua criatividade e personalidade por meio da escrita.
Material de apoio
Em cada módulo serão entregues os materiais necessários apostilados.
Duração do curso
Cada aula tem60 minutos e o curso tem um total 12 horas aula com o professor.
Também haverá tarefas para realizar entre as aulas.
Roteiro de estudos
Aula 1 – A literatura e os gêneros literários
Nesta primeira aula, os alunos aprenderão sobre gêneros literários e a importância de escolhe aquele que mais se adequa ao seu estilo e propósito.
Aula 2 – Escolher um tema de escrita e fazer a pesquisa.
Abordaremos diferentes recursos para encontrar temas de escrita, sejam de cunho pessoal, ou sobre assuntos universais que concernem a todos os seres humanos. Há as grandes questões da humanidade: fé, amor, vingança, morte, perdão, entre outras. Quase todas as obras literárias tratam desses temas. Mas também existem os temas pessoais: memórias, ensaios pessoais sobre um tema, que se desenvolvem em obras de ficção ou não ficção.
Aula 3 – Aprender a planejar, fazendo um “mapa” de sua obra.
Poderá ter a forma preferida do aluno, seja um simples gráfico, um mapa mental ou anotações pontuais. Este o ajudará a não esquecer das ideias, alterar um acontecimento quando for necessário sem deixar cabos soltos. É uma das fases mais agradáveis do processo da escrita.
Aula 4 – As estruturas que sustentam as histórias.
As estruturas literárias suportam o peso da obra, e há vários tipos delas. A mais utilizada é a “Estrutura de três atos”, mas veremos outras possibilidades, como a “Gota de Neve” e a “Estrutura de Aranjuez”, que é uma variante da primeira.
Aula 5 – Não importa se sua obra é ficção ou se é de cunho biográfico.
Criar e dar vida aos personagens é fundamental para dar vida a sua história. Aprenderemos a criar um protagonista, um antagonista, um herói, um vilão, personagens de “apoio” ao protagonista, entre outros. Há de se descobrir as características de cada personagem, sua atitude diante da vida, gostos, estudos, preferências, medos, fortalezas e fraquezas. Não contaremos tudo o que sabemos do personagem, mas é importante criar uma ficha detalhada sobre cada personagem.
Aula 6 – Arco evolutivo dos personagens
Tão importante quanto conhecer os personagens é determinar como será a sua evolução durante a história. Será um vilão mais malvado, ou será redimido? Seu herói ou protagonista encarará a saga que você lhe deu, mas como será ele, como pessoa, no fim da história?
Aula 7 – Arquétipos e personagens literários
Arquétipo é um termo que vem da Grécia antiga e significa “modelo original”. Um arquétipo possui características semelhantes em vários personagens. Os básicos são: o sábio, o herói, o malvado, o cuidador, o inocente, o controlador, o rebelde, entre outros.
Aula 8 – Quem conta a história?
O narrador é quem conta a história, ou os narradores. E ele é muito importante, deve ser pensado com tanto detalhe quanto um personagem. Estudaremos os tipos mais usuais de narradores: o onisciente, o observador lateral, o narrador em primeira pessoa, em terceira pessoa, o que gosta de conversar com o leitor, entre muitos outros.
Aula 9 – A trama
A trama e a história costumam ser confundidas. A história é aquilo que de fato aconteceu ou acontecerá. A trama é o que vamos contar de fato sobre a história. É na trama que acontecem as idas e vindas, os perigos, os encontros, as reviravoltas. As paixões se desenvolvem, os crimes são cometidos, os personagens se salvam, ou não, a vida acontece.
Aula 10 – O ritmo da narrativa
O ritmo da história é a velocidade dos acontecimentos e a periodicidade e mudanças que vão aparecer no transcorrer do livro. Há técnicas profissionais, que estudaremos, para dar velocidade ao relato, ou pelo contrário, para trazer a calma e a reflexão.
Aula 11 – O início precisa convencer o leitor de que a história vale seu tempo.
No início apresentamos alguns personagens e damos indícios sobre o enredo. Estudaremos o exemplo de algumas histórias com inícios cativantes.
Aula 12 – O final da obra é sua apoteose, e deve ser coerente e impactante.
Não pode, por exemplo, aparecer um personagem novo do nada, que resolve tudo. Isso se usava na época dos antigos teatros japoneses! Mesmo que o final seja esperado, é preciso que ele tenha sentido. Um bom final deixa o leitor lamentando ter que virar a última página e se despedir dos seus personagens.
Será feita uma avaliação de cada módulo antes de liberar o módulo seguinte.
Sobre a professora:
Graciela Botella Pereyra
- Professora de português como língua estrangeira (ELE), pela UDELAR (Universidad de la República Uruguaya).
- Professora de língua e literatura espanholas, pela mesma universidade.
- Especialização em escrita de relatos pessoais com qualidade literária pela FFLCH-USP.
- Especialização em marketing pessoal pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Lato Sensu).
- Mais de 20 anos de experiência no ensino de escrita e literatura, sendo 6 anos como professora de redação, espanhol, português e literatura em várias instituições de cursos preparatórios para o vestibular.
- Criadora e redatora dos materiais de ensino do Cursinho Profissional, em Curitiba, PR, e dos resumos das obras exigidas na UFPR.
Espero contribuir em breve com este curso.